domingo, 11 de março de 2012

Dica de Decoração: Tijolos Vazados

Olá!

Estou na correria de novo, mais uma casa do quadro Sonhar Mais Um Sonho do Programa do Gugu. Mas não me esqueci do blog e vou falar hoje sobre tijolos vazados.

Assim como a moda, a arquitetura também busca referências no passado para atualizar seus projetos. Um dos elementos resgatados que mais me agradam são os tijolos vazados, os famosos cobogós das décadas de 40 e 50.

Os cobogós foram produzidos inicialmente apenas com cimento. Hoje a variedade de materiais, cores e modelos é incrível.

Falando na aplicação, os tijolos vazados podem ser utilizados de diversas maneiras tais como elemento decorativo em fachada, separar ambientes, proteger aberturas e muito mais. Sua principal característica e função é a de manter a iluminação e ventilação natural dos ambientes.

Utilizei os tijolos vazados em dois projetos e adorei o resultado. Vou mostrar para vocês.

Nesta casa projetei uma parede de tijolos vazados de concreto. Esta parede separa a sala de estar da sala de jantar e ao mesmo mantém a visibilidade, ventilação e amplitude dos ambientes.




Neste outro projeto os tijolos vazados na verdade são tijolos ecológicos instalados na vertical. Os desenhos dos encaixes dos tijolos deram textura à parede e que foi ressaltada pela pintura na cor branca. A função dessa parede é separar a sala de jantar da porta de entrada da casa.


Gostaram?
Bjo
Phabi

Nenhum comentário:

Postar um comentário