sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Faça em Casa: Bola de Barbante

Olá!

Muitas pessoas me perguntaram como eu fiz as bolas decorativas de barbante utilizadas na casa da Dona Lucilena em Várzea Paulista, exibida no Programa do Gugu. É uma opção de baixo custo, fácil de fazer e dá um charme todo especial no ambiente. Vamos tentar?

1) Você vai precisar de barbante de sisal, cola branca, tesoura, bacia e uma bola de vinil ou similar, daquelas que estouram facilmente. Fácil e barato!
















Lembre-se que o tamanho da bola é que vai determinar o tamanho do seu enfeite. Solte a imaginação!
2) Dê uma volta completa e amarre o barbante. Aí é só começar a enrolar. Muito fácil!

















3) Enrole dando voltas na bola. Se preferir use uma luva para não se cortar com os fiapos.
Quantas voltas? Você decide! Eu gosto da trama bem fechada. Então continue enrolando o barbante!








4) Pronto! Dê um nó e corte. Deixe uma ponta comprida o suficiente para pendurar onde você quiser. Se não for pendurar é só cortar a ponta. Muito fácil!

5) Agora pegue a bacia, coloque a cola branca e um pouco de água para facilitar o manuseio e misture. Se não quiser colocar água tudo bem, pode utilizar somente a cola.

















6) Agora é a hora do banho! Passe a cola no barbante, 2 ou 3 demãos é mais que suficiente. Aqui eu não usei luva, mas sugiro usar, principalmente para quem tem sensibilidade ou alergia.

















7) Pendure a bola no varal e coloque uma bacia no chão para recolher a cola que vai pingar. Deixe secando por no mínimo 24 horas ou mais, até perceber que o barbante ficou firme e sem deformar.
Secou? Agora é só estourar a bola. Depois empurre a bola com os dedos para desgrudar do barbante e puxe com cuidado. Tente murchar a bola, assim você consegue utilizar outras vezes.

















8) Acabou! Viu só como é fácil? Você pode pendurar, colocar em uma estante, mesa, cesto, fruteira... sua imaginação é quem manda! Dá um charme todo especial no ambiente.

















Espero que vocês tenham gostado dessa dica! Mande uma foto com o resultado para postar aqui no blog. Meu e-mail é contato@fabianemedeiros.com.br
Até a próxima!
Bjo.
Phabi

Nenhum comentário:

Postar um comentário