segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Curiosidade: Taipa

Oi, leitores!

Hoje vou falar de uma das minhas muitas aventuras no Maranhão.

A Raimunda morava em uma casa muito precária construída através de uma técnica chamada taipa. Você sabe o que é isso?


Taipa é um sistema construtivo muito antigo, com mais de nove mil anos, que consiste em uma estrutura entrelaçada de madeira (carnaúba, babaçu) ou bambu, preenchida com barro amassado.
No Brasil essa técnica, trazida pelos Portugueses, teve seu auge no período colonial como uma das mais autênticas manifestações arquitetônicas. Nessa época, existiam apenas as ocas de palha dos índios.
A taipa é, sem dúvida, a construção mais ecológica possível, é silenciosa, não gera entulhos e não agride a natureza. Porém quando a construção é mal executada e mal acabada pode se degradar em pouco tempo, apresentar rachaduras e fendas inclusive tornando-se alvo de roedores e insetos, que se instalam nestas aberturas.
Em Pinheiro no Maranhão eu tive a oportunidade de acompanhar de pertinho a construção de uma casa de taipa. Ela pertence a uma comunidade local e foi executada pelo sistema de mutirão.
Com a estrutura montada eles demoraram cerca de quatro horas para preencher toda a casa de quatro cômodas. O impressionante é o conforto térmico da construção, o barro consegue deixar a casa mais fresquinha.



E eu não consegui ficar apenas olhando, tive que colocar a mão na massa, ou melhor, no barro....=D


Foi uma experiência única, indescritível.
Quero agradecer a todos da comunidade pelo carinho, atenção e pelo sorriso no rosto apesar das dificuldades. Obrigada!
Bjo
Phabi

Nenhum comentário:

Postar um comentário