terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Faça em Casa: Pastilha de Babaçu

Oi gente!

Mais um dica para vocês vinda do Maranhão: pastilha de babaçu.

O babaçu é uma das mais importantes representantes das palmeiras brasileiras, segundo o sitebiodieselbr.com.
O interessante dessa palmeira é que ela pode ser totalmente aproveitada e por isso é uma importante fonte de renda de muitas famílias das regiões Norte e Nordeste.
As folhas se tornam em cestos, peneiras, cercas e coberturas. As cascas do coco fornecem um eficiente carvão. As amêndoas se transformam em óleo, farinha, sabonete, etc.
“...apenas no Estado do Maranhão a extração de sua amêndoa envolve o trabalho de mais de 300 mil famílias. Em especial, mulheres acompanhadas de suas crianças: as "quebradeiras", como são chamadas.” (fonte: www.biodieselbr.com)

Eu utilizei o babaçu de uma forma diferente: como revestimento de parede.
Separei os cocos maiores, de aproximadamente 9cm de comprimento. Levei-os em uma marcenaria para o corte em fatias ou pastilhas de 1cm de espessura. O corte tem que ser feito transversal, esse é o segredo para que as pastilhas fiquem com o formato de uma flor. O marceneiro realizou esse trabalho em uma serra de fita para madeira.
Depois de cortadas, é preciso limpar as pastilhas, para remover as amêndoas e rebarbas do corte.
As pastilhas foram coladas, com cola quente, uma a uma diretamente sobre a parede. E resultado vocês conferiram ontem no Sonhar Mais Um Sonho, do Programa do Gugu.


Ficou incrível! Espero que vocês tenham gostado de mais essa dica sobre como utilizar e reaproveitar materiais alternativos para decoração.
Até a próxima!
Bjo.
Phabi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário